segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Um pouco de política

Bem, quem me conhece sabe que, grosso modo, meus comentários sobre política costumam resumir-se a piadas no twitter. Cada uma de minhas piadas tem um fundo de verdade, mas hoje gostaria de trocar impressões um pouco mais sérias com os internautas que me acompanham.

Passamos por um momento político interessante, tanto no Brasil como em Brasília. Elegemos uma mulher presidente. Além disso, nas urnas, dois terços da população do DF disseram não a um coronel que, há quase vinte anos, trata o DF como seu curral e propriedade exclusiva.

Quero abrir os olhos de quem lê minha postagem, lembrando que uma pessoa não faz todo o trabalho sozinha. Barack Obama foi recebido na presidência dos Estados Unidos como herói e agora, em plenas eleições legislativas, é cobrado quase como um bandido pela própria população que o elegeu.

Considero que agora o GDF tem um governo que está em maior sintonia com o que acho correto em termos de gestão, e estou feliz com isso. Mas estou consciente de que, em quatro anos, não se pode fazer milagres. Também acho justo, enquanto servidora pública e cidadã, fazer minha parte para que as coisas melhorem.

Nesse ponto você vai me perguntar: e qual seria sua parte? Minha parte irá conter algumas atitudes simples. Porém, quanto mais pessoas puderem seguí-las, respeitando as adaptações à sua própria realidade, é possível, sim, se não ajudar de forma efetiva, ao menos não atrapalhar:

1) Sou professora e pretendo continuar a empreender carinho e dedicação ao que faço. Sem pieguice, gosto de ensinar e pronto. Não vejo trabalho como sacerdócio, mas se posso tomar atitudes práticas pra que meu trabalho fique bem feito e eu deite a cabeça em meu travesseiro com tranquilidade, melhor ainda.

2) Pretendo postar, nesse blog, vídeos sobre os problemas de Brasília começando pelo lugar onde moro, o Gama. Falem o que quiserem: nasci aqui e aprendi a gostar daqui. Farei isso, e tentarei fazer chegar ao gabinete do governador, não porque eu ache que ele seja Deus pra consertar o mundo, mas ele pode repassar ao administrador da cidade e dizer: "as verbas estão aqui, atenda a população e ajude a sanar esses problemas." Digo isso porque sei que problemas como a saúde, a copa de 2014 e a segurança são bem visíveis para o governador, mas há outros tantos infortúnios que, infelizmente, permanecem ocultos e se temos novas ferramentas de comunicação, vamos usar pra algo digno.

3) Também quero abrir espaço para que outras pessoas, não apenas do Gama, mas de outras satélites, possam informar sobre problemas que passam despercebidos no DF.

Quero encerrar meu post com a seguinte informação muito importante: tenho minhas próprias convicções, mas nunca fui filiada a nenhum partido. Quem passa na porta de minha casa não vê faixas, adesivos, reclames de nenhum político. Se inquirida sobre meu voto, uma vez decidido, declaro em quem voto e porque pretendo votar, nada mais. O objetivo aqui é discutir problemas e buscar soluções para eles, nada de panfletagem.

Agradeço a atenção e anuncio movimento, para breve, nesse blog.

Nenhum comentário: